GeoCapes revela quem acessa o Portal de Periódicos da Capes (e quanto)

Portal de Periódicos da Capes – Mapa de acessos a Bases Referenciais 2016

O que é?

GeoCapes é uma ferramenta de dados georreferencial que apresenta dados e informações estatísticas de acordo com a localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.

Como funciona?

A ferramenta GeoCapes apresenta duas formas de visualização de dados, de acordo com o tipo de informação que se deseja obter: Visão Geográfica e Visão Analítica. Na visão Geográfica, o aplicativo apresenta mapas interativos e gráficos que exibem, em escala de cores, a variação numérica do indicador que foi selecionado para cada Município, Unidade da Federação, país. As cores mais quentes, representam valores mais elevados de acesso. Na visão Analítica, o aplicativo oferece opções de visualização de tabelas com dados referentes ao indicador em questão, de acordo com a Unidade da Federação e, para alguns indicadores, apresenta dados referentes às Instituições de Ensino Superior (IES).

Ninguém duvida da relevância e utilidade do Portal de Periódicos da Capes. Só em 2016, o Portal de Periódicos da Capes somou 146.907.019 acessos, entre Referenciais (91.742.470) e Texto Completo (55.164.549). Nos últimos dez anos, o número de acessos ao Portal Capes mais que dobrou, conforme apresentado na Figura abaixo, passando de 56.596.872 acessos em 2007, para 146.907.019 acessos em 2016.

Evolução do Nº de Acessos ao Portal de Periódicos Capes (2007-2016)

Uma análise básica revela que em 2016 foram os usuários das IES das regiões Sudeste e Sul que mais acessaram as Bases de Dados Referenciais do Portal de Periódicos da Capes, conforme exibido no mapa abaixo, um comportamento consistente com o número de acessos de anos anteriores (2015 a 2001). Entretanto, retrocedendo ao ano de 2001 e fazendo a comparação, nota-se uma mudança significativa na cores do mapa com relação às demais regiões do país, bem como no número de acessos que, àquela data foram significativamente mais baixos e mais concentrados do que são na atualidade. Unidades da Federação como Roraima (RR) e Tocantins (TO) que em 2001 contabilizaram zero acessos ao Portal de Periódicos da Capes (cor branca), em 2016 tiveram até 424.325 acessos (cor verde). Em relação a 2001, Mato Grosso do Sul (MS) foi a Unidade da Federação onde houve maior crescimento do número de acessos a Bases Referenciais, passando de 18.007 acessos para 1.226.583 acessos em 2016, ascendendo da classificação verde para a laranja.

Portal de Periódicos Capes – Mapa comparativo de acessos a Bases Referenciais 2001-2016

Por outro lado, em algumas Unidades da Federação, o número de acessos às Bases Referenciais diminuiu ao longo da década, mas aumentou o número de acessos às Bases de Texto Completo, como demonstra a comparação abaixo, entre 2001 e 2016, com destaque para São Paulo (SP).

Portal de Periódicos da Capes – Mapa comparativo de acessos a Texto Completo 2001-2016

Em 2001, Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Rio Grande do Sul (RS) foram as Unidades da Federação com maior número de acessos a texto completo. Em 2016, o quadro modificou-se um pouco, como demonstra a Tabela 1 abaixo, com usuários das IES de São Paulo (SP) ocupando a dianteira e totalizando 13.217.410 acessos no estado em 2016, seguido pelo Rio de Janeiro (RJ) com 7.701.399 acessos, Brasil (BR) com 7.237.791 acessos identificados da ACBr e Capes, e Minas Gerais (MG) com 4.575.220 acessos a bases de texto completo. Entretanto, no cômputo geral, Minas Gerais (MG) destaca-se como a Unidade da Federação com maior número total de acessos em 2016: 37.025.157.

Portal de Periódicos da Capes 2016 – Nº de acessos por estado, destaque Texto Completo

Em relação às Instituições de Ensino Superior (IES), destaque para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), de Minas Gerais (MG), que contabilizou em 2016 um total de 27.207.466 acessos, incluindo Referenciais e Texto Completo. A Tabela abaixo apresenta as Top 20 IES com maior número total de acessos ao Portal de Periódicos da Capes em 2016.

Portal de Periódicos da Capes – Top 20 IES em Total de acessos 2016

N.E. O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 38 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

Texto: Sistema Integrado de Bibliotecas da  Universidade  de São Paulo (http://www.sibi.usp.br/noticias/geocapes-revela-quem-acessa-o-portal-de-periodicos-da-capes-e-quanto/)