Professora da UFPA lança livro sobre Projeto Político Pedagógico

Resultado de pesquisa realizada com professores de quatro escolas do município de Orixininá-PA, no oeste do Pará, o livro Representações Sociais e Projeto Político Pedagógico, de autoria das professoras Arlete Marinho Gonçalves, da Universidade Federal do Pará, e Maria Josefa de Souza Távora, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), será lançado nesta quarta, 19 de outubro de 2016, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).

Gestão democrática – O Projeto Político Pedagógico em estudo no livro é um instrumento instituído pela Lei de Diretrizes da Educação (LDBEN) 9394/96 e regulamentado como princípio de gestão democrática das escolas públicas e direcionamento da organização do trabalho, no que diz respeito ao rumo e à construção identitária da escola como espaço político e social, o qual revela a importância dos professores no processo de implementação dos projetos pedagógicos.

Representações – A pesquisa norteia-se pela Teoria das Representações Sociais e objetiva saber a percepção dos professores que, com a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógico nas escolas, assumem novos modelos de formação, novos saberes, atitudes, novas competências e habilidades, as quais possibilitam dialogar e intervir na realidade educacional local. O resultado da investigação busca contribuir para a melhoria da prática do professor no fortalecimento da educação mediada por processos democráticos de elaboração dos projetos pedagógicos das escolas públicas.

Experiência – O interesse da pesquisadora em realizar a pesquisa surgiu da experiência em dar apoio e suporte pedagógico ao processo de construção dos projetos pedagógicos nas escolas de Oriximiná como supervisora da Secretaria Municipal de Educação, com palestras, cursos e minicurso de formação continuada a docentes e gestores das zonas rurais e urbanas.

Autoras – Artelete Marinho é doutora em Educação (UFPA). mestre em Educação (UEPA), pesquisadora das áreas de Organização do Trabalho Escolar, Educação Especial e Representações Sociais. É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação Especial. Maria Josefa de Souza Távara é pós-doutora (PUC RJ), doutora em Educação (UNESP), Pesquisadora da área de Educação com ênfase em Projeto Político-Pedagógico e Organizacional da Escola Pública. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPA).

Serviço:

• Serviço: Lançamento Livro Representações Sociais e Projeto Político-Pedagógico.
  • Local: Hall do auditório do Instituto de Ciências Jurídicas.
  • Hora: 18h30.

Fonte: Texto – Portal UFPA