Qual fonte utilizar em seu Trabalho Acadêmico?

A escolha da fonte tipográfica em trabalhos acadêmicos, como TCCs, teses e dissertações, é essencial para garantir a legibilidade e a apresentação adequada desses documentos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define diretrizes específicas para a formatação desses trabalhos, com o objetivo de padronizar e facilitar a leitura e a compreensão dos textos acadêmicos. No entanto, a NBR 14724:2011, que trata da apresentação de trabalhos acadêmicos, não especifica quais fontes devem ser usadas.

No Guia de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos recomendamos a utilização das fontes Arial ou Times New Roman, trata-se de uma convenção, considerando que essas fontes são amplamente aceitas devido à sua facilidade para leitura e ao fato de serem comuns em diversos sistemas operacionais e softwares de edição de texto. Além disso essa convenção já é bem difundida no país, fazendo com que algumas pessoas realmente acreditem que estas fontes são recomendadas oficialmente pela ABNT.

Se você deseja usar outra fonte em seu trabalho, considere opções que sejam agradáveis de ler (como a Arial) ou compactas e de fácil ajuste (como a Times New Roman). É crucial consultar os guias de normalização do seu curso, pois alguns núcleos e institutos possuem seus próprios manuais.

Para artigos científicos, a escolha da fonte dependerá exclusivamente das orientações de cada revista, que podem ter critérios específicos de formatação para encaixar o texto nas páginas conforme suas necessidades editoriais.

Regras Gerais de Formatação

Tamanho e da Fonte

A ABNT estabelece que o tamanho padrão da fonte deve ser 12, com algumas exceções que podem usar tamanhos menores de 10 ou 11, tais como:

• Citações com mais de três linhas
  • Notas de rodapé
  • Paginação
  • Dados internacionais de catalogação na publicação
  • Legendas e fontes das ilustrações e tabelas

É importante que o trabalho utilize uma única fonte para todos os elementos, da capa às referências.

Alinhamento

• Justificado para todo o corpo do texto
  • À esquerda para referências bibliográficas e indicativos de seção
  • Espaçamento
  • Texto corrido: 1,5
  • Citações com mais de três linhas: simples
  • Resumo: 1,5
  • Nota de rodapé: simples
  • Referências bibliográficas: simples, separadas entre si por um espaço simples em branco
  • Legendas de ilustrações e tabelas: simples

Margens

• Esquerda: 3 cm
  • Superior: 3 cm
  • Direita: 2 cm
  • Inferior: 2 cm

Recuo

• Texto: 1,25 cm
  • Citações com mais de 3 linhas: 4 cm

Qual Fonte Escolher?

Para responder à pergunta, utilize a fonte Arial se preferir uma opção com letras grandes e arredondadas, agradáveis à leitura. Opte por Times New Roman se desejar uma fonte compacta e com serifa, ideal para trabalhos com muitas páginas.

Se quiser ousar na escolha da fonte, recomendamos opções que sejam discretas, agradáveis de ler e de tamanho equilibrado. As fontes padrão dos editores de texto, como Calibri, Aptos ou Helvetica, são boas sugestões devido a essas características.