Biblioteca on-line do Congresso Americano disponibiliza mais de 17 milhões de registros

em
168
visualizações
Edifício Thomas Jefferson, o principal da Biblioteca do Congresso.

Considerada uma das maiores do mundo, a Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress – LOC) é uma significativa fonte de investigação para todas as áreas do conhecimento, sendo, inclusive, o principal braço de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos e sede do Escritório de Direitos Autorais norte americano. Seu acervo vasto, em mais de 450 idiomas diferente, exige que sejam alojados em três edifícios, sendo o edifício Thomas Jefferson o principal deles.

À vista disso, o catálogo da Biblioteca do congresso americano está registrado no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e disponível para todos os cidadãos brasileiros, inclusive aqueles que não estão vinculados a instituições participantes do programa a partir da plataforma LOC.

A plataforma LOC preserva e fornece acesso a uma variada fonte de conhecimento, a fim de “informar, inspirar e engajar empreendimentos intelectuais e criativos”, conforme dados da própria base. Os usuários têm à disposição cerca de 17 milhões de registros com catálogo de livros (incluindo obras raras da América do Norte), manuscritos, publicações em série, mapas, músicas, gravações, fotos, imagens, jornais e recursos eletrônicos de 1968 até 2014.

Ao consultar a página da LOC, digitando seu nome por meio da opção buscar base do Portal de Periódicos, o usuário encontra um site intuitivo e de fácil manuseio. O editor oferece opções de busca avançada, por palavra-chave ou por título, autor, assunto, códigos e outros dados. Há ainda alguns catálogos adicionais listados, que atuam como ponto de acesso para as principais coletâneas da biblioteca. Entre as ferramentas estão guias para localizar arquivos, catálogo do escritório de direitos autorais americano, Thesaurus e vocabulários controlados, entre outras.

Nikki Kahn—The Washington Post/Getty Images
Uma vista interior da sala de leitura principal, de um mirante, no edifício Thomas Jefferson, onde funciona a Biblioteca do Congresso Americano./ Nikki Kahn—The Washington Post/Getty Images

A interface da LOC incorpora o design responsivo da web, que permite visualização e interação em vários tipos de dispositivos, facilitando a rotina do pesquisador. Caso o usuário encontre dificuldades para consultar o acervo ou localizar algum documento específico, é possível recorrer à equipe de bibliotecários de nível internacional responsável pela plataforma. Para acessar o conteúdo pelo Portal de Periódicos, o termo de consulta é Library of Congress (United States Library of Congress – LOC).

ViaPortal Periódicos CAPES
COMPARTILHAR