Campanha: Redução do uso do papel

em
0
1700
visualizações

A natureza sempre forneceu ao homem materiais em grande quantidade para registrar as informações que seriam transmitidas à posteridade. A pedra, os metais e as tabuletas de argila do reino mineral; o pergaminho, pertencente ao reino animal e a madeira, o papiro e o papel do reino vegetal. O papel é um material essencial no cotidiano de grande parte da população, principalmente nas empresas, instituições, etc. Entretanto, raramente pensamos sobre seu processo produtivo e os impactos ambientais associados à produção e consumo do papel. Mas há maneiras de evitar seu desperdício, o que reduz não só a derrubada de árvores, mas também o consumo de energia e água. A partir disso, considerando a responsabilidade socioambiental e sustentabilidade como parte de um dos princípios da Universidade Federal do Pará, é que a Biblioteca Central implementa a campanha de Redução de Papel em seu ambiente.

 Nesse sentido, foram desenvolvidas ações que incentivam práticas ecologicamente corretas para redução do desperdício, ressaltando que estas já vem sendo realizadas internamente. E para levar essa conscientização aos usuários, uma dessas medidas adotadas, é evitar gastos de papel nas máquinas de impressão de recibos de devolução de obras emitidos no Setor de Referência. Assim, os papéis de recibos de devolução de empréstimo serão substituídos por mensagens de e-mail. Mensalmente, a Biblioteca Central gasta aproximadamente 3.840 metros de papel nessa emissão de recibos, somando cerca de 46.000 metros anualmente. Com a campanha de redução, acredita-se que é possível estender essa conscientização além do ambiente interno, fomentando e fortalecendo a preservação do meio ambiente no contexto institucional. Não restringindo-se a diminuição do papel, outras ações como a substituição de copos descartáveis por cantis, garrafas e copos de uso pessoal, também são promovidas dentro da biblioteca. Para isso, contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Texto: Coordenadoria de Planejamento e Marketing
Imagens: Google