Homenagem ao Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado em  12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

O profissional bibliotecário é parte essencial da gestão de informação em formato impresso e digital, da arquitetura  e recuperação do conhecimento, são profissionais de extrema importância. Em que economiza tempo e recursos para seus usuários, disponibilizando o alcance a informações já selecionadas, precisas e fundamentais.

Na UFPA os bibliotecários provem e disseminam informação à comunidade universitária tanto de modo presencial quanto em meio à rede, contribuindo para a formação profissional e para o espírito de cidadania da comunidade universitária e geral.

O bibliotecário não se resume apenas a livros, o profissional tem como base de seu trabalho, a informação e as técnicas de organização e recuperação, o que o torna um filtrador e mediador do conhecimento.

A Biblioteca Central parabeniza a todos os profissionais Bibliotecários!