Lançamento da campanha de doação de sangue: “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”

em
808
visualizações

Para incentivar o aumento do estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), a Biblioteca Central da UFPA lança a campanha Biblioteca Parceira, Usuário Solidário, uma ação solidária onde os doadores que participarem e estiverem suspensos (impedido de empréstimos de obras) poderão normalizar sua situação. Para isso, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos 2 meses. É necessário ir ao HEMOPA e se identificar com o código 263 criado pela Fundação especificamente para essa campanha.

Mas afinal, por que doar sangue?

Os motivos para a doação de sangue são infindáveis, o primeiro deles, é que o sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente, ou seja, o ser humano é a única fonte de sangue para uma transfusão no salvamento de outras vidas. Além disso, existem três dimensões para a doação de sangue: subjetiva, humanística e social. A primeira corresponde ao desprendimento humano de querer fazer o bem, já a humanística está relacionada com o ato de salvar vidas, demonstrando solidariedade entre os seres humanos, enquanto que a dimensão social representa a conscientização de que doar sangue não é apenas um ato de solidariedade e sim de responsabilidade social.

Quem pode doar sangue?

Os critérios básicos para a doação de sangue são essenciais para garantir que a transfusão ocorra com sucesso, são eles:

  • Estar bem de saúde;

  • Ter mais de 50 kg;

  • Ter tido uma boa noite de sono;

  • Estar bem alimentado;

  • Ter entre 16 e 69 anos;

  • Portar o documento de identificação oficial, original e com foto;

  • É importante que menores estejam acompanhados pelo responsável legal.

Segundo o site do HEMOPA, a quantidade de sangue doado é aproximadamente 450 ml, que corresponde no corpo do indivíduo cerca de 8% do seu peso. A parte líquida é reposta pelo organismo em 24h e o ferro é reposto pela alimentação em até 2 meses para homens e, 3 meses para mulheres, devido ao período menstrual. Portanto, você pode doar após este período. Em um intervalo de 12 meses os homens podem realizar até 4 doações e as mulheres até 3 doações.

A ideia central da campanha, através do incentivo do cancelamento da suspensão dos serviços de empréstimos da Biblioteca, é que os usuários possam se conscientizar e se tornem doadores assíduos.

Serviço:

Campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”

Endereço para a doação: HEMOPA, Tv. Padre Eutíquio, 2109 – Batista Campos, Belém – PA, 66033-000

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 7h30 às 18h/Sábado: 7h30 às 17h

Código da Campanha no HEMOPA: 263

Confira abaixo algumas fotos do lançamento da nossa campanha:

Diretora da Biblioteca Central Célia Ribeiro.

ViaCoordenadoria de Planejamento e Marketing
COMPARTILHAR