Livro ajuda crianças hospitalizadas a enfrentar medo e ansiedade

157
visualizações

Reduzir o medo e a ansiedade de crianças hospitalizadas, incentivando atividades lúdicas que distraem e despertam a imaginação, contribuindo para o seu tratamento é o principal objetivo do livro infantil Enquanto Estou no Hospital. A ideia surgiu por meio da parceria entre a técnico-administrativa e odontóloga da UFPA Simone Lopes de Mattos, servidora do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), e sua filha de 11 anos de idade, Vivian Lopes de Mattos. O livro está disponível virtualmente, de forma gratuita, e pode ser acessado clicando aqui.

Inspiração – A obra é composta por ilustrações, com texto em forma de poesia e com figuras para colorir. A personagem principal é uma criança, inspirada em Vivian Lopes de Mattos, a qual relata, de forma natural, tranquila e positiva, sua experiência em um hospital.

“A minha filha foi a minha inspiração. Além disso, contribuiu com suas ideias para o texto e com sua impressão sobre a restrição da vida de criança durante um adoecimento”, conta a servidora Simone Mattos, autora do livro.

Público-alvo – Além de crianças que vivenciam a hospitalização, o livro também é destinado aos cuidadores, assim como à equipe de saúde do hospital e aos Grupos de Trabalho de Humanização (GTH). Também pode ser aplicado em projetos sociais, como recurso lúdico e motivacional.

“Cada estrofe do texto tem uma razão, um direcionamento dentro dos conceitos da humanização. Procura dizer que os adultos têm grande importância em direcionar o ‘olhar’ da criança para uma visão mais tranquila e positiva das situações mais difíceis”, ressalta.

A obra também propõe a desconstrução de sentimentos negativos relacionados à rotina hospitalar e motiva para a manutenção de hábitos higiênicos durante a internação.

Iniciativa – Simone Mattos também é autora do livro Crianças e Dentes de Leite – parceiros de sorrisos, que aborda questões sobre saúde bucal na infância. A ideia de criar um livro lúdico e, ao mesmo tempo, educativo e motivacional para crianças hospitalizadas surgiu durante as visitas da autora aos leitos pediátricos do HUJBB, para o desenvolvimento do Projeto Odontologia Hospitalar.

“Neste projeto, eu conversava com crianças e familiares sobre a importância da manutenção da higiene bucal durante a internação e entregava o livrinho sobre o assunto, foi quando percebi que poderia ampliar a educação e motivação da criança e dos familiares para outros hábitos saudáveis durante o período de hospitalização, por meio de novo recurso lúdico.”

Ainda segundo a autora, “o processo de criação foi um exercício de empatia, para ‘enxergar’ pelos olhos da criança. Queríamos, também, mostrar aos profissionais de saúde do hospital o quanto é importante a atitude acolhedora para minimizar o desconforto do adoecimento”, conclui.

Acesse aqui a edição virtual do livro infantil Enquanto Estou no Hospital.

Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Capa do livro

Reprodução: Felipe Assunção

COMPARTILHAR