Plataforma multidisciplinar atua como subsídio para comunidade docente

Os títulos da Cambridge Journals podem ser acessados por meio da Cambridge Core – base de pesquisa lançada em 2016 e que está disponível por meio do Portal de Periódicos.

Uma das conceituadas editoras acadêmicas que fazem parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES é a Cambridge University Press.

A plataforma Cambridge Core, que pertence à marca, é multidisciplinar, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

Portanto, essa base de dados é uma ferramenta importante não somente para pesquisadores, estudantes e bibliotecários, mas é também de grande relevância para professores de todas as disciplinas – do ensino básico ao superior.

Segundo um estudo* da Faculdade Alfredo Nasser, “não há como exercer a prática docente sem a pesquisa científica; a pesquisa é uma fonte de ampliação na prática docente, trazendo resultados satisfatórios em diversas áreas do conhecimento”.

Pelo Portal de Periódicos, os usuários de instituições de ensino e pesquisa vinculadas ao programa têm acesso a vários títulos em texto completo, com conteúdos que datam a partir de 1887 até a atualidade.

O acervo pode ser acessado na plataforma de busca Cambridge Core – lançada em setembro de 2016. A base, segundo a editora, centraliza de forma “sofisticada e com alto desempenho” os conteúdos da Cambridge Journals e da Cambridge Books.

Para localizar os recursos disponíveis, é necessário entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos e digitar o nome “Cambridge”.

As subcategorias contempladas envolvem uma extensa gama de temas, como: genética, botânica, zoologia, ciência da computação, linguística, literatura, filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, educação, matemática, direito, administração de empresas, economia doméstica, medicina, medicina veterinária, entre outras.

*GOMES, Jaqueline M. Ferreira; PAULA, Rafaela Pires de. A importância da pesquisa cientifica no ensino superior: o professor pesquisador. 2015. Disponível em www.unifan.edu.br. Acessado em 18/04/2017.

Fonte: Boletim Eletrônico CAPES, 26 abr. 2017.