Pós-Graduação em Ciência da Informação realizou Aula Magna

Foi realizada na última terça-feira (12/12), no Espaço Amazônia da Biblioteca Central, a aula Magna do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPA, ministrada por Michael Bukland, professor emérito da Universidade da Califórnia, Berkeley e Co-Diretor da Iniciativa do Atlas Cultural Eletrônico, formado em História pela Universidade de Oxford, e doutorado em Biblioteconomia pela Universidade de Sheffield.

O tema da aula foi “A natureza da Ciência da Informação e a sua importância para a sociedade”. Segundo Berkeley, a Ciência da Informação é importante porque é perigoso e ineficiente ser ignorante, para ele, os programas de Ciência da Informação estão diretamente concernidos com capacitar aos indivíduos para que saibam o que devem saber, ele ainda explicou que a Ciência da Informação é engajamento social.

Para os alunos as expectativas para o curso são altas, um exemplo é Zilah Eldeburga, bibliotecária da UFPA, cuja pesquisa terá um retorno para a Biblioteca Central e para toda a UFPA, principalmente por que seu projeto fala sobre a acessibilidade informacional na BC/UFPA. Assim como Zilah, Rodrigo Paiva, que trabalha no Museu Paraense Emílio Goeldi, fará sua pesquisa também relacionada à UFPA, especificamente, ao repositório da universidade. Para ele, as expectativas são as melhores possíveis, uma vez que, antes de realizar a pesquisa, é necessário prever qual retorno ela terá para a sociedade, no caso de seu projeto, ele será importante para a comunidade acadêmica, pois onde se tem ciência se tem o progresso da sociedade.

O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação está vinculado às Faculdades de Arquivologia e Biblioteconomia no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade Federal do Pará, o curso tem como objetivo formar e capacitar  profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca de impulsionar pesquisa sobre a informação e seus sistemas, seu impacto social, técnico e tecnológico, os fenômenos que os afetam e a sua aplicação na construção e difusão do conhecimento. O mestrado do PPGI possui duas linhas de pesquisas, Organização da Informação e Mediação e Uso da Informação.