Biblioteca Central e CTIC desenvolvem repositório com obras editadas pela UFPA

2081

Com o objetivo de disponibilizar as publicações produzidas por integrantes da UFPA em uma única plataforma, a Biblioteca Central lança o repositório Portal do Livro Aberto. A proposta buscar dar visibilidade e reconhecimento aos produtores de conhecimento local através de seus livros. Com o portal os usuários podem pesquisar em um só lugar as publicações oficiais da Universidade e ter acesso, por meio da internet, aos documentos em textos integrais

O espaço online foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e a Coordenadoria de Produtos Informacionais da Biblioteca Central.

O Portal do Livro Aberto surgiu como uma forma de ampliar a visibilidade da informação científica da Universidade Federal do Pará. O projeto está em fase inicial, mas já é possível encontrar obras publicadas pela UFPA de autores que ao longo do tempo vem contribuindo para a difusão do conhecimento cientifico da instituição.

A ideia é que portal seja relevante para pesquisadores, discentes, docentes, bem como para os autores das obras, tendo em vista que o acesso aberto aos livros publicados com a contribuição da Universidade Federal do Pará, será de grande relevância para reunir, preservar, divulgar, bem como contribuir com o avanço da pesquisa em cada campo de atuação.

Já para a comunidade acadêmica o site vem promover o acesso aberto a informação, oferecendo novas oportunidades de fontes de pesquisa, onde o compartilhamento de conhecimento é de suma importância para suprir as barreiras de tempo, espaço e recurso.

Segundo a diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro, o repositório institucional é de extrema importância, pois preserva e gerencia o capital intelectual, assim como garante o acesso livre tornando a disseminação mais ampla.

Para encontrar os títulos disponíveis o usuário deve acessar o site aqui, mas que pode ser encontrado também no portal da Biblioteca Central, clicar na aba pesquisar e escolher um dos itens, a partir deles, encontrará uma descrição da obra que conta com tipo, título, autor, palavras-chave, data do documento, editor, citação, série, descrição, tipo de acesso, URI e por fim o arquivo para download.