Setor Braille realiza treinamento de DOSVOX para bolsistas

Participantes da oficina

Foi realizado entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018 um treinamento para operacionalizar o sistema DOSVOX ofertado para os bolsistas do Setor Braille da Biblioteca Central: Élyda Pacheco, Gabriely Barros, Marciane de Carvalho, Jeová de Freitas, Renan Silva e Victória Bezerra. Nessa oficina os estudantes puderam aprender sobre o funcionamento e uso do sistema que é essencial para o setor, uma vez que, dá suporte ao atendimento de estudantes com deficiência visual.

O treinamento foi coordenado pela bibliotecária Cesarina Raiol, chefe do setor, e ministrado pelo bolsista de extensão Jordan de Souza França, estudante de Ciências Sociais da UFPA e que é deficiente visual. Segundo ele, o encontro foi importante porque o DOSVOX é o principal sistema utilizado pelos alunos que frequentam o setor Braille, proporcionando autonomia a eles, principalmente para que o deficiente visual tenha um ritmo de estudos, consiga acompanhar sua turma e o principal, se mantenha na universidade.

Oficina Dosvox

O DOSVOX é um sistema computacional baseado no uso de síntese de voz de maneira intensiva, foi desenvolvido pelo Instituto Tércio Paciti da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que vem facilitando o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Por meio do sistema, é possível tornar o usuário mais independente e motivado tanto nos estudos, trabalho ou interação com as pessoas. Segundo o site do projeto O DOSVOX possui hoje cerca de 80.000 usuários no Brasil, Portugal e toda a América Latina.

Fotos: Divulgação do Setor Braille