ZbMATH – Portal de Periódicos da Capes

Mais de três milhões de registros na área de Matemática estão disponíveis pelo Portal de Periódicos Capes.

Sobre

Zentralblatt MATH é um serviço de classificação, resenha e arquivo de publicações em matemática pura e aplicada. O banco de dados de ZbMATH, situada no escritório editorial de Berlim do instituto FIZ Karlsruhe, atualiza-se diariamente. O serviço depende da Sociedade Matemática Europeia, o Fachinformationszentrum Karlsruhe e a Academia das Ciências de Heidelberg e é publicado por Springer Science+Business Média.

ZbMATH é, junto com Mathematical Reviews, um dos maiores serviços de arquivo e resenha no campo das matemáticas. Os artigos classificam-se de acordo à Classificação de tópicos em matemáticas (MSC). O objectivo é proporcionar informação bibliográfica precisa e completa sobre qualquer publicação de relevância para as matemáticas, bem como clarificar a importância da mesma por médio de resenhas. Os autores das resenhas são investigadores em ativo que realizam este trabalho de forma voluntária ou a mudança de pequenas compensações. O mecanismo de revisão por pares (peer review) assegura que os artigos são revisados por matemáticos experientes que os explicam ao resto da comunidade matemática, destacando sua relevância ou, em ocasiões, seus erros. As resenhas estão escritas principalmente em inglês, ainda que contribuições em alemão e francês são também aceites.

O acesso completo a ZbMATH requer uma assinatura ao serviço. No entanto, os três primeiros resultados de qualquer busca na base de dados são acessíveis de forma gratuita sem assinatura, ao igual que os resultados de busca na base de dados de autores.

Atualmente, a base de dados de ZbMATH contém ao redor de 3 milhões de entradas bibliográficas e indexa publicações provenientes a mais de 3500 revistas e 1100 publicações periódicas desde 1868, o que lhe converte no serviço de arquivo mais antigo e completo no campo das matemáticas e às suas aplicações, em particular para as ciências naturais, ciências da computação, economia e engenharia.
Informações em zbmath.org
Fonte: ZbMATH