Biblioteca Central Realiza Segunda Oficina de Braille

A Biblioteca Central da UFPA promove pela segunda vez a Oficina Braille: uma leitura tátil, ocorreu durante o período de 01 a 05 de julho, no auditório da BC, cujo o objetivo foi auxiliar pessoas com visão a aprenderem na prática sobre braille, para que elas possam transmitir esse conhecimento para pessoas com deficiência visual. O facilitador Jordan França destaca que é de suma importância para que essas pessoas (pessoas com visão) possam adquirir o conhecimento e levar esse conhecimento consigo para auxiliar a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

Participantes da oficina

De acordo com Thayana, professora de Biologia, a oficina é essencial pois muitos alunos que possuem deficiência visual são excluídos e é preciso saber lidar com as necessidades dessas pessoas e ajudá-los na questão da acessibilidade. Para a pedagoga Marcela Araújo, a oficina tem grande relevância e disse estar gostando muito. Segundo ela, o foco da oficina é a prática, e vem sendo uma ótima experiência para a carreira dela como pedagoga.

Facilitador ensinando

Foram ofertadas 30 vagas e todas foram rapidamente preenchidas, mostrando o interesse da comunidade no assunto. A segunda edição da oficina contou com os facilitadores Jordan França e Luana Pereira. A BC possui o Espaço Braille que dispõe de equipamentos como: computadores com os sistemas DOSVOX e NVDA, impressora braille, lupas manuais e eletrônicas com acessibilidade livre para esse público específico, sendo instrumentos importantes para a autonomia dos deficientes visuais. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.